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Ficha Técnica
Autor: Flash Web Training
Versão: Flash MX
Dificuldade: Actionscript
Data de Publicação: 12/11/2003


Introdução

Ao longo dos anos os programadores e designers de Flash, notaram que a maioria das animações necessitava das coordenadas do rato. Vamos tentar neste tutorial ensinar-vos a obter as coordenadas correctas do rato no ecrã. Isto pode-vos ser útil para trabalhos de precisão e não só.

Vamos tentar explorar algumas das funções que o Flash MX, trás em relação ao rato.

Ficheiro Swf

Clique com o botão direito do rato sobre o filme para visualizar o menu de opções


Downloads:

Flash Player icon Ficheiro Fla Tutorial em PDF

Escondendo o rato

Por vezes pode surgir a necessidade de esconder o rato no ecrã, por variadas razões. Através deste código, é-nos permitido esconder o rato:

//Esconde o rato da nossa vista
Mouse.hide();

Mostrando o rato

Quando escondemos o rato, também podemos ter a necessidade de que ele esteja visível ou se torne visível. Com este código o nosso rato reaparece no ecrã:

//Mostra o rato no nosso ecrã
Mouse.show();

Obtendo as coordenadas de X e Y do rato

As coordenadas do rato no ecrã, são meramente números. Mas estes números por vezes facilitam-nos a vida, para trabalhos de imensa precisão. As coordenadas do rato são facilmente captadas através de dois comandos, que vão dizer-vos:

//Mostra os valores de X e Y
xval = _root._xmouse;
yval = _root._ymouse;

Este código deve ser usado, para um melhor aproveitamento quando utilizamos no código o comando de onClipEvent(enterFrame) ou onClipEvent(mouseMove). Se utilizarmos conjuntamente com um destes dois comandos, teremos sempre uma actualização dos valores das coordenadas do rato.

mouseDown, mouseUp e mouseMove

Na maioria dos eventos que utilizamos, sempre requeremos a inclusão de comandos como onLoad, onEnterFrame, release, etc. Poderemos utilizar acções quando pressionamos com o rato, quando ele passa por cima ou quando se move.

O código é simples e bastante eficaz, para os nossos projectos:

onClipEvent(mouseDown) {
trace("Premiu o botão do rato");
}
onClipEvent(mouseUp) {
trace("Deixou de premir o botão do rato");
}
onClipEvent(mouseMove) {
trace("O seu rato está em movimento");
}

Se testarem o código no vosso Flash, vão poder ver que a janela externa mostra o texto por nós definido, quando rato move-se, é pressionado ou quando se deixa de premir o botão do rato.

 
Esperamos que este trabalho vos tenha sido de alguma ajuda para os vossos trabalhos futuros. Se tiveres alguma dúvida ou questão, não hesites em utilizar os nossos Fóruns de Discussão.
 
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