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Ficha Técnica
Autor: Flash Web Training
Versão: Flash MX / Flash MX 2004
Dificuldade: Avançado
Data de Publicação: 31/03/2004


Com este tutorial vamos tentar ensinar-vos uma forma de criar o efeito de neve com a ajuda de ActionScripts. Este tipo de tutorial pode ser de bastante ajuda principalmente quando estamos na época natalícia.

Ficheiro Swf

Clique com o botão direito do rato sobre o filme para visualizar o menu de opções


Downloads:

Flash Player icon Ficheiro Fla Tutorial em PDF

1. Criem um novo documento. Atribuam as medidas de width e height para 300 por 200. Configurem a frame rate para 25.

2. Vão ao menu Insert e escolham a opção de New Symbol. A janela da criação de um novo símbolo irá aparecer. Atribuam o nome de snow_mc ao Movie Clip e certifiquem-se que escolhem a opção de Movie Clip.

3. Estaremos neste momento dentro do movie clip snow_mc que criaram no passo anterior. É tempo de começar a desenhar os flocos de neve. Comecem por desenhar um circulo branco, sem bordas.

4. Seleccionem o circulo que desenharam e olhem para o vossos painel de Properties. Nos campos de W e H, devem inserir os valores de 4 e 4 respectivamente... ou outros quaisquer valores que tenham em mente.

5. Assim que terminarem com o vosso circulo, terão a necessidade de converter o circulo para um Movie Clip. Seleccionem o circulo com o ponta do rato, e pressionem a tecla de F8 ou dirijam-se ao menu de Modify e escolham a opção de Convert to Symbol.

6. A caixa de diálogo de Convert to Symbol irá surgir. Seleccionem a opção de Movie Clip, e atribuam o nome de snow. Quando terminarem cliquem em OK.

7. Agora, seleccionem o vosso recém criado Movie Clip. Necessitamos de atribuir um nome à <instance name> do Movie Clip. No painel de Properties do canto inferior esquerdo, atribuam o nome de snow.

8. Certifiquem-se de que conseguem ver a timeline no topo do vosso ecrã, no vosso snow_mc Movie Clip, no qual estivemos a trabalhar nos passados 7 passos. Seleccionem a primeira (e única frame existente) e pressionem a tecla de F9 para que vos surja o painel de Actions.

Copiem e colem o seguinte código no painel das Actions:

snowflakes=75;
do {
duplicateMovieClip (snow, “snow”+k, k);
k++;
} while (k !=snowflakes);

Fechem o painel das Actions, assim que tiverem terminado de copiar o código acima descrito.

9. Uma vez que já adicionaram à primeira frame as actions necessárias, seleccionem o vosso Movie Clip, snow. Pressionem a tecla de F9 para que vos surja o painel das Actions. Uma vez que vos surja o painel, vamos copiar e colar o seguinte código:

onClipEvent (load) {

width = 300;
height = 200;
this._xscale = this._yscale=50+Math.random()*100;
this._alpha = 20+Math.random()*50;
this._x = -width+Math.random()*(3*width);
this._y = -10+Math.random()*height;
i = 1+Math.random()*2;
k = -Math.PI+Math.random()*Math.PI;
rad = 0;
}

onClipEvent (enterFrame) {

rad += (k/180)*Math.PI;
xmovement = _root._xmouse;
this._x -= Math.cos(rad)+(xmovement-(width/2))/50;
this._y += i;
if (this._x>(width+50)) {
this._x = -45;
this._y = Math.random()*height*2;
}
if (this._x<-50) {
this._x = width+45;
this._y = Math.random()*height*2;
}
if (this._y>=height) {
this._y = -50;
this._x = -width+Math.random()*(3*width);
}
}

10. Uma vez terminada a cópia do código de ActionScripts , temos praticamente a animação totalmente feita. Dirijam-se à timeline principal pressionando no botão de Scene 1 no canto superior esquerdo da janela do Flash.

11. Após terem pressionado o botão da Scene 1, vamo-nos encontrar uma vez mais na nossa timeline principal – que está completamente vazia. Necessitamos de introduzir no nosso Movie Clip snow_mc na stage principal.

12. Pressionem as teclas de Ctrl+L para que vos seja aberta a livraria do Flash. Procurem pelo vosso ficheiro snow_mc e arrastem-no para o canto superior esquerdo da vossa stage.

13. É importante que o vosso filme snow_mc (contendo o vosso Movie Clip) vá directamente para o canto superior esquerdo da vossa stage Seleccionem o Movie Clip, logo após terem arrastado-o para a stage. Atribuam desta vez as coordenadas de X e Y para 0 e 0 de forma a termos a certeza que este fica mesmo posicionado no local que pretendemos.

14. Gravem esta animação e testem-na!

 

Esperamos que este trabalho vos tenha sido de alguma ajuda para os vossos trabalhos futuros. Se tiveres alguma dúvida ou questão, não hesites em utilizar os nossos Fóruns de Discussão.

Bons trabalhos!
Pedro Teixeira

 
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