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Ficha Técnica
Autor: Flash Web Training
Versão: Flash MX
Dificuldade: Avançado
Data de Publicação: 15/11/2003

Este tutorial visa tentar ensinar-vos de como criar no Flash MX, movimentos aleatórios de objectos. Por vezes isto pode-nos dar alguma ajuda para criação de projectos, jogos, animações, introduções, etc. Recorrendo a um pouco de programação, vamos ensinar-vos de como este efeito poderá ser conseguido.

Ficheiro Swf

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1. Comecemos por criar um novo projecto no Flash MX. Este projecto não necessitas de dimensões específicas, por isso criem consoante as vossas necessidades.

2. Vamos de seguida criar no Flash. Pode ser uma esfera, um rectângulo ou simplesmente uma imagem que vos interesse, e que deverá ser importada. Após terem criado ou terem importado a vossa imagem, deverão converte-la para Movie Clip. Quando nos for pedido um nome, deverão dar um nome que vocês pretendam. Não esquecer que para converter um objecto a Movie Clip, deverão clicar sobre o objecto e pressionar de seguida a tecla de F8. No nosso caso decidimos importar uma imagem e convertê-la. Para esta conversão demos o nome de cone.

3. Depois de terem convertido o vosso objecto, deveremos clicar com o botão direito do rato, sobre a frame 1 do da vossa layer 1. Vamos escolher a opção de Actions, para nos ser activo o painel das Actions. Necessitamos então de copiar o seguinte código para o nosso painel de Actions de modo a começarmos a dar animação ao nosso projecto.

function getdistance(x, y, x1, y1) {
var run, rise;
run = x1-x;
rise = y1-y;
return (_root.hyp(run, rise));
}
function hyp(a, b) {
return (Math.sqrt(a*a+b*b));
}
MovieClip.prototype.reset = function() {
width = 300;
height = 200;
var dist, norm;
this.x = this._x;
this.y = this._y;
this.speed = Math.random()*4+2;
this.targx = Math.random()*width;
this.targy = Math.random()*height;
dist = _root.getdistance(this.x, this.y, this.targx, this.targy);
norm = this.speed/dist;
this.diffx = (this.targx-this.x)*norm;
this.diffy = (this.targy-this.y)*norm;
};
MovieClip.prototype.move = function() {
if (_root.getdistance(this.x, this.y, this.targx, this.targy)>this.speed) {
this.x += this.diffx;
this.y += this.diffy;
} else {
this.x = this.targx;
this.y = this.targy;
if (!this.t) {
this.t = getTimer();
}
if (getTimer()-this.t>1000) {
this.reset();
this.t = 0;
}
}
this._x = this.x;
this._y = this.y;
};

4. Vamos de seguida clicar com o botão direito do rato, sobre o Movie Clip que acabamos de criar e vamos escolher de novo a opção de Actions. Vamos uma vez mais ter de copiar o seguinte código para o nosso painel de Actions.

onClipEvent(enterFrame){
move();
}

5. Agora que já conseguimos criar a nossa animação, vamos copiar quantas vezes quisermos o nosso Movie Clip dentro da nossa Stage, criando assim um movimento aleatório, mas com variados objectos.

6. Para finalizarmos este tutorial, vamos testar a nossa animação criada. Para tal deveremos pressionar simultaneamente ambas teclas de Ctrl+Enter.

 
 
Esperamos que este trabalho vos tenha sido de alguma ajuda para os vossos trabalhos futuros. Se tiveres alguma dúvida ou questão, não hesites em utilizar os nossos Fóruns de Discussão.
 
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