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Ficha Técnica
Autor: Flash Web Training
Versão: Flash MX
Dificuldade: Básico
Data de Publicação: 29/08/2002


Introdução

Este tutorial vai-te ajudar a compreender os princípios básicos do Flash MX - tal como layers, tweens, cores, texto, linhas e formas. No final deste tutorial estarás capaz de criar a seguinte animação.

Ficheiro Swf


Downloads:

Flash Player icon Ficheiro Fla Tutorial em PDF


Configurar o Movie


Antes de começarmos a criar a nossa obra prima, devemos começar por configurar as propriedades do filme. Nem todos os filmes são criados da mesma forma, existem diversos factores que podem variar tal como cores de fundo, largura, altura, frames por segundo etc... Nos próximos passos vamos explicar como configurar o filme para criar a animação que vimos em cima.

  1. Criar um novo documento no Flash MX. Escolher File | New. Um novo documento em branco é exibido. Primeiro começamos por definir as propriedades do filme. Cor de fundo, dimensões e velocidade.

  2. Clicar em qualquer sítio na área de trabalho, o painel “properties” é exibido no fim do ecrã.

  3. Pressionar o botão “Size 550x440” no painel “properties”. A caixa de diálogo “Document Properties” é exibida. Nos campos “width” e “height” introduzir os valores 300 e 200 respectivamente.

  4. A seguir pressionar o quadrado “Background Color” e escolher como cor de fundo um laranja a partir da palette de cores..

  5. O último passo é definir a velocidade do filme em frames por segundo (fps). Quanto maior for o valor (fps) mais rápido o filme é reproduzido. Neste caso vamos usar 20 (fps).


    O painel “Document Properties” deverá ter este aspecto


  6. Pressionar a tecla “OK” para fechar a caixa de diálogo. O filme vai reflectir as alterações efectuadas.

    Recomendamos que graves com frequência o teu trabalho. Por vezes ocorrem erros que provocam que o Flash se feche sem nos dar a possibilidade de gravar o que estavamos a fazer.

    Agora que o filme está configurado, vamos acrescentar texto, linhas e formas (shapes) na área de trabalho.

    Antes de criarmos animações, precisamos de criar objectos. Objectos no Flash podem ser qualquer coisa, desde uma linha, até textos ou imagens. Podemos converter os objectos em botões, gráficos ou movie clips, mas iremos discutir isto num próximo tutorial.
    Para já, vamos criar uma caixa e um texto como vimos no exemplo em cima.

  7. Seleccionar a ferramenta “Text” no painel “Tools” que está normalmente no lado esquerdo do ambiente de trabalho.



  8. Depois dar um clique e arrastar com o rato até termos uma caixa rectangular criada. Vamos ver uma caixa de texto com um cursor a piscar.

  9. Escrever a frase “Flash MX”.

  10. A seguir escolher a ferramenta “Arrow” no painel “Tools” e seleccionar a caixa de texto que acabamos de criar.

  11. No painel “properties” fazer as seguintes alterações:
    Escolher a fonte Verdana
    Alterar o tamanho para 25
    Pressionar o icon “B” para o texto ficar a bold
    Alterar a cor para branco.




    O painel “properties” deverá ter este aspecto

    À medida que efectuamos as alterações, o texto é actualizado em tempo real na área de trabalho.




Completamos a fase de criar o nosso texto. É altura de lhe dar uma animação. Clica em Seguinte para passarmos para a segunda parte deste tutorial.

 
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