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Ficha Técnica
Autor: Flash Web Training
Versão: Flash MX
Dificuldade: Básico
Data de Publicação: 24/11/2003

Introdução

A personalização do rato, por vezes pode trazer um maior realce aos nossos projectos. Propomos tentar ensinar-vos de como poder criar um efeito de uma chama para substituir o ícone do vosso rato.

Ficheiro Swf

Clique com o botão direito do rato sobre o filme para visualizar o menu de opções


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Flash Player icon Ficheiro Fla Tutorial em PDF


1. Vamos começar por abrir um novo projecto no Flash. Após termos criado o novo projecto, vamos desenhar uma esfera com uma cor que mais se assemelhe com a cor de uma chama. Para tal deveremos criar uma esfera com a ajuda do radial. Podem ver na figura que se segue o que pretendemos utilizar.

2. Muito bem. Precisamos agora de fazer um Movie Clip. Vamos para tal, clicar sobre o menu de Insert e escolher a opção de New Symbol. Quando nos aparecer a caixa de diálogo, iremos ter de escolher a opção de Movie Clip, e de seguida daremos o nome de Chama. Quando tivermos o nosso Movie Clip criado, vamos copiar para dentro dele a esfera que acabamos de criar, posicionando-la no centro do Movie Clip.

3. Na nossa timeline vamos criar uma keyframe na frame 20. Para tal vamos clicar uma vez sobre a frame 20 e pressionar a tecla de F6. De seguida sobre esta frame, vamos arrastar para cima um bocado a nossa esfera e e reduzi-la de tamanho o mais possível. Depois de encolhermos a nossa esfera, deveremos tornar o alpha para os 0%.

4. Na frame 21 vamos colocar uma Blank Keyframe. Para tal vamos clicar sobre a frame 21 e com o botão direito do rato, vamos escolher a opção de Insert Blank KeyFrame.

5. De seguida sobre a frame 21, com o botão direito do rato, vamos escolher a opção de Actions e inserir a seguinte linha de comando:

stop();

6. Vamos criar um novo Movie Clip de acordo com os passos feitos anteriormente. Daremos o nome de puff, assim como o mesmo nome à Instance Name. Vamos copiar para dentro do nosso novo Movie Clip uma copia do que acabamos de criar.

7. Neste novo Movie Clip, vamos acrescentar uma nova layer e vamos-lhe dar o nome de Actions. De seguida na frame 1 desta nova layer, vamos criar uma keyframe, e acrescentar-lhe o seguinte código.

duplicateMovieClip(_root.smoke.puff, puff+c, c);
setProperty(_root.smoke.puff, _rotation, random(6));

8. Na frame 2 desta nova layer Actions, vamos introduzir o seguinte código:

c = c+1;
if (c>20) {
c = 0;
}
gotoAndPlay(1);

9. Vamos clicar sobre o botão da Scence 1 ou sobre a seta que está ao seu lado esquerdo.

10. Vamos criar noa nossa cena principal mais uma layer. Uma será para Actions e a outra para os nossos filmes. Assim sendo, na layer 1, frame 1, vamos colocar lá o nosso último filme, onde criamos a nossa animação. Daremos-lhe o nome de smoke na Instance Name.

11. Vamos copiar o seguinte código para a layer 2, frame 1.

startDrag(_root.smoke.puff, true);

12. Chegamos então à nossa fase final. O teste à nossa criação. Para tal deveremos pressionar simultaneamente as teclas de Ctrl+Enter.

 

Esperamos que este trabalho vos tenha sido de alguma ajuda para os vossos trabalhos futuros. Se tiveres alguma dúvida ou questão, não hesites em utilizar os nossos Fóruns de Discussão.

Bons trabalhos!
Pedro Teixeira
pedro.teixeira@flashwebtraining.com

 
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