PESQUISA: 

 

Fórum de Flash
Fórum de discussão sobre Flash moderados por especialistas.

tutoriais
Os melhores tutoriais de Flash escritos em Português.

open sources
Milhares de "open sources" devidamente catalogadas e classificadas.

jogos
Centenas de viciantes jogos desenvolvidos em Flash.

websites
Selecção dos melhores websites em Flash.

bibliotecas
Bibliotecas de software, componentes, fontes e sons para Flash.

artigos
Artigos técnicos indispensáveis para profissionais em Flash.

Newsletter
Receba todos os dias a newsletter do Flash Web Training com as principais notícias sobre tecnologia e informática.
 
Curso Online
Curso de Flash 5 e MX com acompanhamento de formadores especializados.
 
flash shopping
Online Store com os melhores produtos dedicados ao Flash.
 
conferências
Principais conferências e eventos sobre Internet e Novas Tecnologias.
 
job opportunities
Anúncios de emprego para empresas que procuram profissionais de Flash.
 
suporte técnico
Caso tenha alguma dificuldade, contacte o nosso suporte técnico.

 

 
Homepage Tutoriais Intermédios
 
Introdução

Por vezes pode surgir-nos a necessidade de criar um text scroller que funcione quando o texto é lido a partir de um ficheiro de texto externo. Neste tutorial, vamos tentar ensinar-vos de como isto é possível de conseguir de uma forma fácil.

Ficheiro Swf


Downloads:

Flash Player icon Ficheiro Fla Tutorial em PDF
 

Criar o text scroller:

1. Começaremos por criar um novo filme. Para tal deveremos ir ao menu File e escolher a opção de New. O tamanho pode ser ajustado à medida que quiserem para o vosso trabalho.

2. Cliquem sobre a ferramenta de Text Tool que se encontra no lado esquerdo do ecrã. Deverá surgir de seguida o painel de Properties. Seleccionem a opção de Dynamic Text de entre as opções do menu drop-down que se encontra do lado esquerdo:

3. Depois de termos seleccionado a opção de “Dynamic Text”, comecemos por desenhar a vossa caixa de texto. Criem a vossa caixa de texto grande o suficiente para que possa conter várias linhas de texto.

4. Uma vez desenhada a caixa de texto, seleccionem a mesma com a ponta do rato. No painel de Properties, atribuam o nome de scroller, à <instance name>.

5. Certifiquem-se, que o painel de componentes está visível. Para activar o painel de Componentes devem ir ao menu Window e escolher a opção de Componentes, ou pressionar as teclas de Ctrl+ F7. O painel de Componentes ficará visível do lado direito.

6. Através do painel de Componentes, arrastem o componente Scrollbar para o topo da caixa de texto que acabaram de criar. A scrollbar irá ser criada automaticamente, e dimensionada automaticamente também:


7. O ultimo passo que deve ser feito para o nosso ficheiro de Flash envolve a adição de uma acção. Cliquem com o botão direito do rato sobre qualquer frame na timeline e seleccionem a opção de Actions. A caixa de diálogo das Actions irá aparecer. Copiem o seguinte código para dentro da caixa de diálogo das Actions:

loadText = new loadVars();
loadText.load("flashwebtraining.txt");
loadText.onLoad = function() {
scroller.text = this.flashwebtrainingtext;
};

8. Terminamos com a animação em Flash, mas todavia necessitamos de criar um ficheiro de texto, a partir do qual será lida toda a informação que queremos. No passo seguinte vamos começar a construir esse mesmo ficheiro.

Criando o ficheiro de texto:

1. Criem um ficheiro de texto, por exemplo com a ajuda do NotePad.

2. No vosso ficheiro de texto acabado de criar, insiram o texto que desejam que apareça no vosso filme. Podem ser recorrer ao texto que nós utilizamos para esta animação. Caso optem por utilizar o texto que temos no nosso ficheiro, não devem incluir as aspas.

“Ola a todos!

Este e um texto de exemplo que esta a ser lido a partir de um ficheiro externo.
O melhor disto tudo é que poderemos ver o texto atraves da barra de scroll para cima e para baixo atraves das setas de direccao. Esta é uma optima opcao, muito util que poderemos utilizar no nosso site.”

3. Uma vez inserido o texto pretendido, devem incluir no topo do mesmo ficheiro, o seguinte texto, para que possa ser lido o nosso conteúdo pelo Flash.

flashwebtrainingtext=

4. Podemos agora, gravar o nosso ficheiro de NotePad (caso estejam a trabalhar com o NotePad), no mesmo directório onde estão a criar a vossa animação em Flash.

5. Podem testar de seguida a animação que acabaram de criar. Para tal ou exportam o ficheiro de Flash, ou pressionam simultaneamente as teclas de Ctrl+Enter.

 

Esperamos que este trabalho vos tenha sido de alguma ajuda para os vossos trabalhos futuros. Se tiveres alguma dúvida ou questão, não hesites em utilizar os nossos Fóruns de Discussão.

Bons trabalhos!
Pedro Teixeira

 
« Anterior   
 
Copyright ©2002-2008 Desenvolvimento de Sites , Serviços de Web Design Todos os direitos reservados