PESQUISA: 

 

Fórum de Flash
Fórum de discussão sobre Flash moderados por especialistas.

tutoriais
Os melhores tutoriais de Flash escritos em Português.

open sources
Milhares de "open sources" devidamente catalogadas e classificadas.

jogos
Centenas de viciantes jogos desenvolvidos em Flash.

websites
Selecção dos melhores websites em Flash.

bibliotecas
Bibliotecas de software, componentes, fontes e sons para Flash.

artigos
Artigos técnicos indispensáveis para profissionais em Flash.

Newsletter
Receba todos os dias a newsletter do Flash Web Training com as principais notícias sobre tecnologia e informática.
 
Curso Online
Curso de Flash 5 e MX com acompanhamento de formadores especializados.
 
flash shopping
Online Store com os melhores produtos dedicados ao Flash.
 
conferências
Principais conferências e eventos sobre Internet e Novas Tecnologias.
 
job opportunities
Anúncios de emprego para empresas que procuram profissionais de Flash.
 
suporte técnico
Caso tenha alguma dificuldade, contacte o nosso suporte técnico.

 

 
Homepage Tutoriais Intermédios

Ficha Técnica
Autor: Flash Web Training
Versão: Flash MX
Dificuldade: Intermédio
Data de Publicação: 29/09/2003


Introdução

Por vezes existe a necessidade de criar uma animação de neve a cair, como se estivéssemos no Inverno. Pretendemos com este tutorial ilucidar-vos de como fazer este tipo de animação. Apartir deste tipo de animação podem por exemplo criar óptimos cartões de Boas Festas no Natal quem sabe.

Este é um exemplo que já foi por vários de nós visto, nos desenhos animados do Charlie Brown.

Ficheiro Swf

Clique com o botão direito do rato sobre o filme para visualizar o menu de opções


Downloads:

Flash Player icon Ficheiro Fla Tutorial em PDF

1. Criem um novo filme no Flash Mx. Ao criar o vosso filme, dêem as dimensões que desejarem, tendo somente em conta de ter uma frame rate de 25 fps. Optamos por utilizar uma cor clara para esta animação, contudo para verem melhor a animação em pleno, aconselhamos a porem uma cor mais escura.

2. Daremos início a esta animação por começar a criar uma partícula de neve. Para esse efeito, vamos clicar na ferramenta do Flash, o Circle. Devem seleccionar a cor branca na vossa paleta de cores. Aconselhamos a que tenham em atenção para que o círculo que foi feito não tenha bordas. Podem desenhar o círculo em qualquer sítio da vossa stage.

3. Uma vez criada a vossa partícula de neve, devem seleccioná-la e convertê-la para Movie Clip. Para tal deveram pressionar a tecla de F8 e escolher a opção de Movie Clip. Podem dar o nome de Particula ao vosso Movie Clip.

4. Após termos realizado o ponto 3, deveremos dar um nome na <Instance Name>, no nosso painel de Properties. Deveremos dar o nome de Neve.

5. Necessitamos agora de começar a criar a nossa neve por assim dita. Assim sendo, vamos clicar com o botão direito do rato sobre o nosso Movie Clip, e escolher a opção de Actions. Teremos então de copiar o código que de seguida vos forneço:

onClipEvent (load) {
//specifies the size of the movie stage
movieWidth = 300;
movieHeight = 200;

//variables that will modify the falling snow
i = 1+Math.random()*2;
k = -Math.PI+Math.random()*Math.PI;

//giving each snowflake unique characteristics
this._xscale = this._yscale=50+Math.random()*100;
this._alpha = 75+Math.random()*100;
this._x = -10+Math.random()*movieWidth;
this._y = -10+Math.random()*movieHeight;
}
onClipEvent (enterFrame) {
//putting it all together
rad += (k/180)*Math.PI;
this._x -= Math.cos(rad);
this._y += i;
if (this._y>=movieHeight) {
this._y = -5;
}
if ((this._x>=movieWidth) || (this._x<=0)) {
this._x = -10+Math.random()*movieWidth;
this._y = -5;
}
}

6. Ainda não terminamos de acrescentar código para que tenhamos a nossa neve pronta. Vamos clicar sobre a primeira frame da nossa layer e com o botão direito do rato, escolher uma vez mais a opção de Actions. De seguida, vamos inserir o seguinte código:

for (k=0; k<50; k++) {
duplicateMovieClip(_root.Neve, "Neve"+k, k);
}

7. Estamos quase terminados com este tutorial. Ainda nos faltam algumas arestas que precisam de ser limadas. Teremos de ajustar algumas coisas somente, para que tudo fique no seu melhor.

8. Estes pequenos ajustes são somente relativos a tamanho e número de particulas a aparecer durante a animação.

Desta forma, nó